Eclipse lunar de 27 de julho 2018

segundo eclipse total da Lua em 2018 acontece no dia 27 de julho e é visível no Brasil, entre às 16:30h e 17:22h (horário de Brasília), conforme as previsões. Esse período corresponde ao tempo em que a Lua ficará totalmente escurecida.

Mas desde o início do eclipse (quando a Lua começa a ficar encoberta) até o seu fim, a duração total será de 1h 42 min e 57s, sendo assim, o eclipse total lunar mais longo do nosso século. O máximo que esse fenômeno celeste pode durar é até 3 horas e 20 minutos.

Este ano contamos com a realização de dois eclipses totais da Lua, o primeiro deles aconteceu no dia 31 de janeiro, mas somente pôde ser observado na Ásia, na Austrália, no Pacífico e no oeste da América do Norte.

Os eclipses totais da Lua podem acontecer até três vezes no ano, sendo que há anos em que não existe qualquer ocorrência. O último eclipse total da Lua realizou-se no dia 28 de setembro de 2015 e foi visível no Brasil.

Nesse intervalo, ocorreram apenas eclipses lunares do tipo penumbral. Sendo três o seus tipos (total, parcial e penumbral), este é o tipo mais difícil de ser observado.

No eclipse total lunar a Lua está na fase cheia e fica totalmente escondida pelas sombras projetadas pela Terra, as quais são denominadas umbra e penumbra.

Saiba mais: https://www.calendarr.com/brasil/eclipse-lunar-de-julho-2018/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios